3.08.2022 - 7:00AM

Opinião - Work 4.0, coaching e mindfulness para gestão do talento

astrolabio_logo_cor

 

 

Autor: Dr. Adriano Fidalgo

 

Apesar do trabalho remoto já se praticar há algumas décadas, o mesmo alcançou o auge com o começo da atual pandemia do COVID-19, obrigando milhões de pessoas a ingressar num modelo de trabalho nunca antes praticado pelas mesmas, revolucionando o funcionamento das empresas, bem como o da sociedade.

O principal objetivo, primeiramente, prende-se em avaliar os efeitos do Work 4.0, bem como do e-coaching e e-mentoring tanto nas organizações, como para os colaboradores e sociedade. Além disso, evidenciar os resultados e boas práticas adotadas pelas empresas e analisá-las. Recorreu-se a uma empresa de advocacia de forma a perceber a implementação do Trabalho Remoto durante a Pandemia Covid-19. A realização de pesquisas e investigações de caráter secundário, recorrendo-se a motores de busca inteligentes, a bibliotecas digitais e métodos de pesquisa booleana, para que a informação fosse de fonte fidedigna e com qualidade, e ainda à elaboração de uma entrevista semiestruturada de forma a retirar conclusões da implementação do Trabalho Remoto.

Com este estudo foi possível concluir que o trabalho remoto é bastante benéfico para as empresas, oferendo maior qualidade de vida e satisfação profissional aos colaboradores, bem como maior produtividade e redução de custos às organizações. No que toca ao e-coaching e e-mentoring, foi percetível que estes são praticáveis digitalmente, proporcionando os mesmo benefícios e resultados desejados aos clientes, contudo deve-se salientar a inexistência da proximidade e relação física, fatores fundamentais numa relação deste tipo. Porém, como será percetível ao longo do trabalho, foi possível compreender que a conciliação dos métodos presenciais e virtuais é mais benéfica que apenas a adoção de um destes.

 

Pode ler o artigo na íntegra: 

Work4.0 Coaching e Mindfulness enquanto instrumento para a Gestão do Talento Caso ASQ.pdf