Blog Update

A Arte de António Carneiro traz o Inferno de Dante ao Lionesa Business Hub

Written by Lionesa | Nov 13, 2023 10:02:41 AM

A exposição INFERNO - A VIAGEM DE DANTE PELA MÃO DE ANTÓNIO CARNEIRO chegou ao Lionesa Business Hub e fica no corredor central até 30 de março de 2024.

INFERNO - A VIAGEM DE DANTE PELA MÃO DE ANTÓNIO CARNEIRO resulta de uma parceria entre o Lionesa Business Hub, o Lionesa Group, o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) e a ASCIPDA – Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri.

A exposição baseia-se nos 42 desenhos do pintor António Carneiro numa jornada que começa com a entrada no Inferno e culmina com a saída para o Paraíso, destacando a nossa jornada em direção ao destino final. A instalação é composta por 9 círculos, cada um representando diferentes histórias e conceitos num ciclo eterno de experiências e renascimento. Uma metáfora da vida humana, com um começo, complexidade e um ponto de chegada que também é um novo começo.

 

 

Mas qual o motivo para trazer uma exposição de arte para o seio de um centro empresarial?

A influência da expressão artística e da riqueza cultural no ambiente de trabalho é uma narrativa que merece uma maior atenção nas áreas de convivência corporativa, desde escritórios, salas de reuniões ou salas comuns. Estudos demonstram que a presença de obras de arte pode ter um impacto positivo significativo na saúde mental, bem-estar, criatividade e produtividade dos colaboradores. De acordo com um estudo realizado pela Business for the Arts (2016), 78% dos colaboradores acreditam que a presença de arte nos locais de trabalho contribui para a redução do stress. Adicionalmente, a Harvard Business Review apontou que os funcionários que trabalham em ambientes enriquecidos com elementos artísticos ou elementos de design biofílicos foram 17% mais produtivos (Knight & Haslam, 2010). Por este motivo, o Lionesa Business Hub abraçou o desafio de tornar o seu campus numa galeria a céu aberto, com a promoção de várias iniciativas culturais, de modo a enriquecermos a vida da nossa comunidade pela nossa crença no poder transformador da arte. De tal modo esta crença está impressa no nosso ADN, que dedicámos um dos cinco processos da Lionesa Happiness Pyramid exclusivamente a Arte e Cultura.

 

 

 

 

 

Esta exposição mais do que explorar uma viagem ao mundo dos mortos onde os homens são confrontados com a sua verdadeira natureza e pagam pelos seus pecados, representa principalmente um marco de transição. Dante abriu a porta ao humanismo centrando-se no homem como centro do universo, valorizando assim os seus pensamentos, emoções e atitudes e o uso da razão para conseguir explicações sobre o mundo. E se logo na entrada neste Inferno há uma advertência: “Deixai toda a esperança, ó vós que entrais” a advertência no Lionesa BH é outra, é a de que entrem sem medo, que visitem esta exposição e façam esta viagem, que se inspirem nos desenhos evocativos de António Carneiro sobre as paisagens psicológicas do Inferno de Dante e que reflitam sobre as suas jornadas pessoais e profissionais, que se emocionem e que encontrem respostas, pois o acesso à arte e à cultura têm esse efeito, melhorar o nosso bem-estar, a nossa criatividade e dar asas à nossa imaginação. Estas experiências culturais no local de trabalho fazem mais do que entreter; convidam a um aprofundamento do eu que é muitas vezes negligenciado na agitação da vida profissional; quebram barreiras hierárquicas, democratizando o espaço e permitindo uma experiência compartilhada. A arte torna-se um terreno neutro, que transcende as divisões usuais de função, posição ou responsabilidade.

 

Esta exposição pode ser visitada livre e gratuitamente, todos os dias da semana.