“The purpose of art is washing the dust of daily life off our souls.” Pablo Picasso

Arte, criatividade, irreverência… todas estas palavras contribuem para o conceito actual de Lionesa.

Concertos, performances, exposições, street art e várias outras intervenções artísticas compoem, hoje em dia, um verdadeiro espólio cultural aberto à comunidade, que atrai quem trabalha, visita ou contacta com a Lionesa.

Olhar, reflectir e intervir naquilo que nos rodeia, para provocar reacções e para melhorar o presente e antecipar o futuro… eis um desafio Lionês! Acreditamos que esta é uma forma diferente de actuar.

Acreditamos na forma de ser Lionês. Com a Arte sempre presente!

/Mural Rua da Lionesa

Com lugar na Rua da Lionesa, o maior projecto de Graffiti/Street-Art do Norte de Portugal, inaugurado a 11 de abril 2014, foi realizado por um colectivo “dream team” que reuniu pela primeira vez os artistas que representam o que de melhor qualidade e originalidade se faz em Portugal.

Artistas de renome internacional, com participações nos maiores festivais e eventos de Arte Urbana pelo mundo fora. Contou com a curadoria da artista plástica Catarina Machado (WWW.CATARINAMACHADO.COM) responsável por toda a dinâmica, que escolheu o Writter Miguel (RAM) (WWW.THERAMIRO.COM) que ficou com a produção, reunindo o maior colectivo composto por 10 artistas: 5 do Norte e 5 do Sul de Portugal, gerando um positivo impacto desta pintura na população não só local mas também visitante, tornando-se assim um marco na cultura urbana em Matosinhos como em toda a zona norte de Portugal. Colectivo: Caos; Colectivo Distopia; Draw; Mr. Dheo; Third; Mar; Mário Belém; Nomen; RAM; Utopia.

O mural tem aproximadamente 1400 m2 e foi dividido em 10 partes atribuídas a cada um dos artistas, que pintaram todos ao mesmo tempo, tendo toda a liberdade criativa para retratarem a história da cidade de Matosinhos. A passagem entre os espaços pintados será suave criando uma fusão em toda a obra e assim será oferecida toda uma viagem visual! A Lionesa tem como objectivo incluir o “Mural, no projecto de turismo industrial, ficando assim a pertencer à rota turística do Norte do País!” Este projecto teve como mecenas a Lionesa e a Unicer.

/Projeto UpThere Street Art

No âmbito do programa municipal Matosinhos Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016, nasceu o projeto de Street Art Up There, com curadoria da Lionesa!

Vários são os artistas de renome nacional e internacional que executaram intervenções artísticas em vários muros e empenas, dando origem à criação de um percurso de arte urbana. O resultado está à vista de todos na maior exposição de street art promovida em Matosinhos. Um evento que promete colocar Matosinhos e os seus mais conceituados artistas, no centro das atenções do panorama de street art nacional e internacional.

O objetivo do projeto é o foco no conhecimento de um dos aspetos mais fascinantes e menos explorados de Matosinhos — o seu património cultural ligado à pesca, navegação, arquitetura, restauração, conserveiras, mar, história, rapp - expondo-o publicamente através de intervenções artísticas nas fachadas, contribuindo para a melhoria da imagem da cidade e requalificando o espaço público em benefício dos residentes e visitantes.